Como cuidar das suas kokedamas no Outono e prepará-las para o Inverno?




O Outono chegou num piscar de olhos.

Começa a alteração dos nossos hábitos, das rotinas, adaptação do vestuário para roupas mais quentes.
Tal como nós, os nossos kokedamas, como seres vivos que são, também precisam de algumas alterações e cuidados diferentes.


Neste artigo, apresentamos 6 aspetos essenciais que deves ter em atenção na manutenção das tuas Fios durante os meses frios que se aproximam.

1.Rentabiliza a luminosidade

No Outono e Inverno a luminosidade baixa muito em comparação com a Primavera e o Verão. Além disso, também há uma diminuição do fotoperíodo (tempo de luz durante um dia) e por isso, deves ter atenção à localização das tuas kokedamas e mudá-las de sítio se necessário.
As plantas mais afastadas da janela, devem ser colocadas num local mais iluminado.
Abre as cortinas/ persianas e limpa os vidros das janelas para que entre o máximo de luz possível na tua casa.
As Fios agradecem!




2.Manter o arejamento em a casa é fundamental
Com a chegada do frio, o mais certo é tentarmos manter as janelas de casa fechadas por mais tempo, para manter o espaço mais quente e acolhedor. O arejamento das divisões é tão importante para a nossa saúde como para a saúde das nossas plantas/kokedamas de interior.

Casas fechadas e ar estagnado podem levar à acumulação de humidade e ao aparecimento de fungos e bactérias que causam doenças nas plantas.
É frequente aparecer nestes casos bolor no kokedama devido ao excesso de água no mesmo e de acumulação de humidade no ar. Caso aconteça, basta limpar bem com um pano limpo e húmido.
Lembra-te de arejar a casa todos os dias nem que seja por 10/15 minutos, ou colocar os kokedamas com alguma frequência na rua para arejar, nem que seja aquando da rega.



3.Controla os níveis de humidade
Como o excesso de humidade faz mal às nossas plantas, a falta de humidade também faz.
É muito comum ligar os aquecedores e ares condicionados, assim como lareiras, salamandras e outros sistemas de aquecimento levam a um inevitável decréscimo da humidade no ar.
O ideal será afastar os kokedamas destes sistemas de aquecimento e colocá-los num sitio onde consigam obter mais humidade.



4.Atenção à temperatura
Se a tua casa costuma ser fria nestes meses e alguma zona onde tens plantas arrefece muito, pondera mudar os kokedmas de lugar, para uma divisão mais protegida e quente. Temperaturas abaixo dos 20°C dentro de casa podem prejudicar a maioria de espécies de plantas de interior, principalmente as mais exóticas. Lembra-te que demasiado perto das janelas também arrefece mais.



5.Não fertilizar
Nos meses mais frios, a maior parte das plantas diminui drasticamente o seu crescimento. Desta forma, consomem menos nutrientes e não necessitam de fertilizações frequentes. Aconselhamos que não fertilizes até à próxima primavera.
As fertilizações sem necessidade podem levar a uma acumulação de fertilizante no substrato, o que pode queimar as raízes e as folhas das plantas.




6.Reduz a rega
Para quem tem dúvidas com as regas nesta altura do ano, pode comprar um medidor de humidade do substrato, embora nos kokedamas seja fácil identificar quando deve regar, mas ajudas nunca são de mais.

Nas estações frias, é essencial teres a certeza que não estás a regar demais. A diminuição da taxa de fotossíntese (pela menor luminosidade) e a paragem do crescimento leva as plantas a consumir muito menos água. Além disso, com o frio e o aumento da humidade o substrato levará mais tempo a secar.
Deves diminuir, não só a frequência de rega mas também a quantidade de água da mesma. Tem também atenção à temperatura da água. Por vezes, a água sai dos canos muito fria. Deixa a água numa bacia/ alguidar ou no regador algum tempo para que atinja a temperatura ambiente e depois sim, podes regar por imersão.

Plantas como cactos e suculentas devem apenas borrifar o musgo.



Algumas espécies de plantas que deves ter muita atenção/cuidado com as regas: (algumas delas deve até suspender a frequência de rega e borrifar apenas o musgo para o manter hidratado).

- Sansevierias
- Suculentas e cactos e todas as plantas com folhagem suculenta
- Zamioculca zamiifolia
- Epipremnum
- Peperomias
- Pilea peperomioides
- Ceropegias woodii
- Senecios

Podes ver aqui alguns exemplos:


Se tiveres dúvidas não hesites em entrar em contacto connosco.

www.fiosjardinssuspensos.com


 



Telma Gouveia - 965842657
CFO & Head of Sales & Marketing - Fios Jardins Suspensos
&
Arq. Paisagista: Rui Salgado - 918098511
CEO - Fios Jardins Suspensos

#fiosjardinssuspensos #kokedama #kokedamasportugal #plantas #outono #inverno
214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo