
O Outono chegou num piscar de olhos.
Começa a alteração dos nossos hábitos, das rotinas, adaptação do vestuário para roupas mais quentes.
Tal como nós, os nossos kokedamas, como seres vivos que são, também precisam de algumas alterações e cuidados diferentes.
Neste artigo, apresentamos 6 aspetos essenciais que deves ter em atenção na manutenção das tuas Fios durante os meses frios que se aproximam.
1.Rentabiliza a luminosidade
No Outono e Inverno a luminosidade baixa muito em comparação com a Primavera e o Verão. Além disso, também há uma diminuição do fotoperíodo (tempo de luz durante um dia) e por isso, deves ter atenção à localização das tuas kokedamas e mudá-las de sítio se necessário.
As plantas mais afastadas da janela, devem ser colocadas num local mais iluminado.
Abre as cortinas/ persianas e limpa os vidros das janelas para que entre o máximo de luz possível na tua casa.
As Fios agradecem!
2.Manter o arejamento em a casa é fundamental
Com a chegada do frio, o mais certo é tentarmos manter as janelas de casa fechadas por mais tempo, para manter o espaço mais quente e acolhedor. O arejamento das divisões é tão importante para a nossa saúde como para a saúde das nossas plantas/kokedamas de interior.
Casas fechadas e ar estagnado podem levar à acumulação de humidade e ao aparecimento de fungos e bactérias que causam doenças nas plantas.
É frequente aparecer nestes casos bolor no kokedama devido ao excesso de água no mesmo e de acumulação de humidade no ar. Caso aconteça, basta limpar bem com um pano limpo e húmido.
Lembra-te de arejar a casa todos os dias nem que seja por 10/15 minutos, ou colocar os kokedamas com alguma frequência na rua para arejar, nem que seja aquando da rega.
3.Controla os níveis de humidade
Como o excesso de humidade faz mal às nossas plantas, a falta de humidade também faz.
É muito comum ligar os aquecedores e ares condicionados, assim como lareiras, salamandras e outros sistemas de aquecimento levam a um inevitável decréscimo da humidade no ar.
O ideal será afastar os kokedamas destes sistemas de aquecimento e colocá-los num sitio onde consigam obter mais humidade.
4.Atenção à temperatura
Se a tua casa costuma ser fria nestes meses e alguma zona onde tens plantas arrefece muito, pondera mudar os kokedmas de lugar, para uma divisão mais protegida e quente. Temperaturas abaixo dos 20°C dentro de casa podem prejudicar a maioria de espécies de plantas de interior, principalmente as mais exóticas. Lembra-te que demasiado perto das janelas também arrefece mais.
5.Não fertilizar
Nos meses mais frios, a maior parte das plantas diminui drasticamente o seu crescimento. Desta forma, consomem menos nutrientes e não necessitam de fertilizações frequentes. Aconselhamos que não fertilizes até à próxima primavera.
As fertilizações sem necessidade podem levar a uma acumulação de fertilizante no substrato, o que pode queimar as raízes e as folhas das plantas.

Comments