O que é um Kokedama?

Design_sem_nome__5_-removebg-preview.png

 

ko·ke·da·ma

[Botânica]

Técnica milenar japonesa que consiste em trabalhar as plantas envolvendo o seu torrão em musgo. Fundamentada na técnica ancestral do Bonsai, onde o vaso é substituído por uma esfera de musgo.

É a construção manual de moldar as raízes da planta e a poder suspender.

O termo significa bola (dama) de musgo (koke). Por detrás da construção de um Kokedama prevalece o conceito japonês wabi sabi, que pode ser traduzido como a apreciação da imperfeição na Natureza e aceitação da beleza natural. É a arte contemplativa sendo um símbolo de simplicidade, belo, imperfeito, orgânico e natural.

 

A Fios  Jardins Suspensos® é uma empresa dedicada à transformação de plantas, através da reconversão de uma técnica milenar japonesa, que implica uma sofisticada moldagem manual da terra e das suas raízes por uma camada de musgo - kokedamas - e do seu envolvimento por fios, cujo resultado é uma alternativa elegante e diferente para suspender plantas no interior ou exterior. 

Fios Jardins Suspensos® é um rebranding da marca FIU Jardins Suspensos®  uma ideia que nasceu no ano de 2012, materializando-se em Janeiro de 2013. 

Fios é inspirado pela beleza e pureza da técnica Kokedama, onde se trabalham as plantas envolvendo o seu torrão/ raízes em musgo. Elevando as plantas a um patamar superior, possibilita uma decoração com plantas elegante e interessante.

Associada a novas tendências de decoração de interior com plantas, onde cada vez mais se tenta transpor o jardim selvagem exterior para o interior da habitação - biofilia.

Recentemente, após captarem a atenção dos ocidentais, recriações desta técnica acrescentaram uma mais-valia ao efeito que as plantas possibilitam, ao suspender o torrão/bola de raiz e suspendendo-as. Proporcionando-nos uma visão diferente da habitual houseplant , foi inspirada nessa “nova” imagem que surgiu este projeto. 

 

A particularidade deste projeto prende-se com o facto de trabalhar a vegetação a um nível diferente do comum - permite o preenchimento de espaços interiores e exteriores que não costumam ser ocupados por plantas. Suspensos a vários níveis, as composições de kokedamas FIOS ganham mais expressão quando em maior número, ou seja, em conjuntos.

Estas estruturas vivas são de baixa manutenção, uma vez que as plantas “envolvidas” por esta técnica necessitam de regas menos regulares do que as plantas em vasos vulgares. Os kokedamas da FIOS Jardins Suspensos®  não necessitam de cuidados especiais, comparativamente a outras plantas em vasos. Todas as plantas são acompanhadas de um folheto de manutenção, para que não surjam dúvidas na hora de as regar e de escolher o local onde as colocar.

Fazemos um atendimento e acompanhamento personalizado de forma a ajudar a encontrar a/as plantas mais indicadas para o seu espaço.

As hipóteses de decoração de espaços interiores são inúmeras, podemos “brincar” com a tridimensionalidade destas instalações e “pulveriza-las” por espaços desaproveitados. Diferenciam-se de outras plantas, normalmente colocadas sobre uma base estável e plana. Outra mais valia destas estruturas verdes é a sua portabilidade: são facilmente transferíeis de uma divisão para outra e facilmente trocadas de posição entre si. A própria forma esférica do torrão não é comum em vasos. Os kokedamas FIOS são projetados com a finalidade de serem penduradas, no entanto podem ser simplesmente pousadas em mesas, prateleiras, janelas, ou ainda, com as nossas pirâmides.

 

Para os amantes de plantas desenvolvemos ainda os nossos Quadros Vivos, em moldura de madeira ideal para enriquecer a sua decoração juntamente com os seus kokedamas FIOS.

Desenvolvemos também a parte didática e de partilha de conhecimento. na realização de workshops. Para saber mais clique aqui.

Os kokedamas FIOS são únicos!

 Este produto é feito à mão e é por isso que cada um é único.

Somos os embaixadores dos kokedamas em Portugal. Temos mais experiência e conhecimento do que qualquer outro, e isso traduz-se e reflete-se na perfeição do nosso produto e na consciência sustentável:

  • A FIOS assume a responsabilidade ambiental, privilegiando materiais sustentáveis. 

  • Assume também a responsabilidade social, com parcerias unicamente nacionais.

  • O fio usado é uma parceria com um fornecedor da indústria do calçado  que estão em dead stock , uma vez que não podem ser usados, a FIOS dá uma nova vida - economia circular.

  • Os troncos de madeira usados nos quadros são oferecidos pela Natureza.

  • As bases  e quadros de cortiça , são um produto sustentável, ecológico e biodegradável e de produção 100% portuguesa.

Contacte-nos através do nosso email ou contacto telefónico para ajudarmos a escolher a sua encomenda.

A sua planta pode chegar à sua casa ou então, como um presente à casa do um amigo ou familiar com uma mensagem personalizada por si.

tangerineira fios jardins suspensos.jpg
tangerineira fios jardins suspensos.jpg

A nossa Missão e Compromisso

Continuar a contribuir para ter um nincho de clientes cientes da importância da preservação do ambiente que nos rodeia.

 

Apelo à noção do impacto ambiental iminente, algumas vezes de uma forma um pouco “crua”, mas que no fundo percebem que alguma coisa não está bem e fazem algo para tentar mudar isso.

 

Acreditamos que a sustentabilidade é a base do nosso crescimento, daí que todas as plantas são escolhidas criteriosamente, todos os materiais são de primeira qualidade, as técnicas utilizadas, todas elas otimizadas  para criar um produto final melhor.

Acreditamos que criarmos um design duradouro e significativo, que agrega valor e contribuí para um planeta mais saudável.