Porquê aparece cogumelos e bolor no meu kokedama?
Nesta altura do ano, outono-inverno, é muito comum surgir o aparecimento de fungos nos nossos kokedamas, tais como os cogumelos e bolor.
Para te ajudar a tratar do teu kokedama, deixamos aqui uma breve explicação:
Com a chegada do outono e aproximação do inverno, as temperaturas descem, a humidade do ar aumenta, as nossas casas já não são tão arejadas e os dias ficam mais pequenos.
Os cogumelos são fungos, portanto, quando os encontras a crescer nos kokedamas ou nas plantas em vaso, é um sinal de que podes estar a regar demais, também a falta de arejamento do espaço onde ele se encontra e também a luz solar que pode não ser suficiente para aos teus kokedamas & plantas.

Os fungos prosperam em ambientes escuros e húmidos, portanto, a menos que seja o ambiente que tua planta gosta, os cogumelos são uma indicação de que precisas mudar teus métodos de cuidado:
- Diminuir as regas: Deixar secar bem o substrato entre regas;
- Colocar o seu kokedama mais próximo a uma janela para apanhar mais luz solar.
- Proporcionar uma boa circulação de ar. Podes também levar o teu kokedama ao exterior para que possa arejar.
- Podes também tratar a tua planta com um produto antifúngico sistémico seguindo as instruções da embalagem. Os antifúngicos não são especialmente eficazes contra os cogumelos, mas podem ajudar um pouco com os cogumelos e ajudar a prevenir o crescimento de outros tipos de fungos.
- Contudo, os cogumelos não duram muito tempo nas plantas, no entanto se não gostares de os ver podes remover com umas luvas e deitar fora (não comer).
- Outro fator muito comum é o bolor no teu kokedama, são os pontinhos ou mesmo manchas brancas.
Deves limpar bem o teu kokedama com um pano húmido e limpo e seguir as restantes indicações e dicas que aqui deixamos.
