O musgo preservado está vivo? 🍃

O musgo preservado está vivo? 🍃

Um guia completo sobre as características do musgo natural e preservado

O musgo é um organismo vivo e um tipo de planta do grupo das briófitas.

Todos os organismos vivos, são constituídos por células e realizam processos específicos como a respiração, o metabolismo e a reprodução. No caso dos musgos, estes possuem uma estrutura corporal mais simples, sem as estruturas complexas como raízes, caules e folhas em plantas superiores.

Não possuem um sistema vascular verdadeiro para transportar água e nutrientes.

Portanto, os musgos preferem ambientes húmidos onde podem absorver água e os nutrientes necessários diretamente do ar.

Ora precisamente por causa desta condicionante, as paredes com musgo natural são muito difíceis de recriar em ambientes internos, porque as condições necessárias são difíceis de recriar (humidade). 

Bem como a sua manutenção é extremamente difícil. 

Curiosamente e paradoxalmente, o musgo natural vivo necessita obrigatoriamente de humidade no ar para sobrevier, ao contrario do musgo natural preservado, em que uma das suas condicionantes principais é a "não" presença de humidade. 

Todas estas condicionantes, nos levam a repensar e a considerar que a melhor solução para ambientes internos passa mesmo pelo Musgo Preservado.


 

Musgo preservado

 O que torna o musgo preservado tão especial? 

  • Tem aparência e textura do musgo vivo.
  • Não necessita de ser regado
  • Não precisa de substrato, nem de luz solar.
  • Mantém-se resiliente por vários anos.
  • Pode ser instalado em qualquer espaço interior, sem sol directo.
  • Possui benefícios acústicos

 

 


O que é então o musgo preservado, e como é feito?

O musgo preservado é musgo natural que  já não está vivo, tendo sido submetido a um processo de preservação ecológica específico para fins decorativos.

A preservação cuidadosa garante que o musgo natural mantenha o seu aspecto atraente, sendo simultaneamente amigo do ambiente, o que o torna uma excelente escolha para diversas aplicações de design.

O musgo preservado é um tipo de musgo que passa por um tratamento especial para manter sua aparência e textura por um longo período. O processo de preservação consiste em substituir a mudança natural do musgo vivo por uma solução à base de glicerina.

 

Isto permite que o musgo preservado mantenha uma cor vibrante e macia sem os cuidados habituais necessários do musgo vivo.  O musgo preservado é normalmente utilizado em design de interiores - Biofilia Design, obras de arte e diversos artesanatos devido à sua baixa necessidade de manutenção.

Como uma alternativa descomplicada ao musgo vivo, o musgo preservado é fascinante!

Inicialmente, o musgo é cultivado de forma sustentável, colhido manualmente e entregue ao processo de preservação, que substitui a seiva interna por uma solução que garante uma textura macia e flexível.

 

 Em seguida, é tingido e permite-nos assim ter as mais diversas cores e tonalidades.

Uma vez preservado, o musgo permanece estável e pode durar anos sem necessidade de grandes cuidados.

No entanto, pode ser danificado por raios UV, se tiver contato com água, ou causar danos ao tentar arrancar o musgo.

O musgo preservado é hoje amplamente utilizado em espaços interiores, principalmente em paredes decorativas, logotipos e outras aplicações.

Um fato pouco conhecido sobre os painéis de musgo é o seu amplo benefício acústico,

Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Caso tenhas mais alguma dúvida, entre em contato. Adoraríamos conversar com contigo e, claro, ajudar a criar a tua próxima peça de musgo! 😉🍃

 

 

Voltar para o blogue

Contacte-nos!